quinta-feira, 25 de abril de 2013

Projeto Edição de Livros lança 03 novas obras





“Histórias Facetas de Manaus”; “A presença da cidade e de sua história nas subjetividades: O caso Particular do Teatro Amazonas” e “Maya” fazem parte da lista dos livros que serão lançados nessa semana





O Governo do Amazonas, realiza nesta quinta-feira, dia 25, no hall superior da Biblioteca Pública do Amazonas, mais uma rodada de lançamentos do Projeto Edição de Livros, integrado ao Programa Mania de Ler.



A ação acontece a partir das 18h e destaca obras de grandes personalidades ligadas ao cenário cultural do Amazonas, como Mário Ypiranga Monteiro, Oscar Ramos e Flávio Carvalho Ferraz. “Histórias Facetas de Manaus”; “A presença da cidade e de sua história nas subjetividades: O caso Particular do Teatro Amazonas” e “Maya”,  fazem parte da lista de livros que será lançada nessa semana. 



“Histórias Facetas de Manaus”, de Mário Ypiranga Monteiro faz uma observação da experiência individual do autor, sua mania de coletar e arquivar fatos e fotos perecíveis é responsável por muitas das peças que não tiveram oportunidade e outro veículo que as paredes encaldas de reservados de bares e de botequins, panos de muros, rodapés de paredes de prédios, mármores de cafés, e também a transmissão oral. E esta explicada à natureza destas historietas, que refletem o cotidiano de uma sociedade em mudança constante.



“O caso Particular do Teatro Amazonas”, de Flávio Carvalho Ferraz , destaca  o Teatro Amazonas , através de décadas, como uma espécie de “cartão-postal” privilegiado da cidade de Manaus, mas mostrada por meio de uma pesquisa  e analise investigativa a representação  subjetiva que esse monumento tem para a população da cidade, isto é, o seu significado no plano da história individual de cada um.



Mas o grande lançamento fica por conta de “Maya”, de autoria de Oscar Ramos, traz a crônica aberta e pessoal da vida do artista Óscar Ramos. A sua trajetória existencial relatada de modo conexo com os movimentos culturais brasileiros importantes, no século vinte, como o surgimento do Clube da Madrugada e da Tropicália.A descoberta do artista,no menino instigante nascido em Itacoatiara,vindo para Manaus e daqui seguindo para o mundo. O memorial das descobertas e vivencias do artista.

Aproveite a dica da semana e garanta a sua publicação! 
.:Boa Leitura:.



 

Novo Plano Diretor de Manaus entra em discussao na proxima semana



 O  Plano Diretor de Manaus e documento que vira lei e tem impacto sobre a vida de todos os moradores da cidade. Ele vai definir o zoneamento da cidade, os codigos de conduta, e o planejamento das areas sujeitas a expansao urbana, ou destinadas  a menor adensamento e conservacao ambiental.  Nosso plano diretor passara por audiência publica na próxima terça feira, dia 30 de abril, às 9 h da manha, no auditório da Prefeitura de Manaus, na Ave. Brasil 2971, Compensa. O anuncio esta no link:

Moradores interessados deveriam se fazer presentes e participar. 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Estudo mostra ilhas de calor em Manaus - desmatamento e o vilao.

 
Manaus, que já é quente, está mais quente ainda. A cidade tem regiões secas que concentram ilhas de calor, em que a temperatura hoje é bastante superior a de áreas vizinhas, conforme revela estudo realizado pelos pesquisadores Francis Wagner Silva Correia e Rodrigo Augusto Ferreira de Souza, ambos doutores em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e professores do curso de Meteorologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As variações chegam a 3ºC. O fato de a cidade ter crescido significativamente nas últimas décadas, sem planejamento urbano adequado, em um processo fortemente marcado pelo desmatamento urbano, está diretamente relacionado a estas mudanças. "Existe uma relação direta entre a intensidade das ilhas de calor urbanas em Manaus e o crescimento desordenado do espaço urbano", explica Francis Wagner Correia.  Ele ressalta que o fenômeno não se limita à capital do Amazonas, mas pode ser constatado em diversas outras capitais do Brasil. Leia mais aqui http://www.oeco.org.br/datacidades/27078-crescimento-desordenado-e-desmatamento-esquentam-manaus

(Materia publicada no site do O Eco por Daniel Santini)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ataques de caes soltos na rua se tornam ameaça aos moradores



Infelizmente temos visto recorrentes problemas com caes agressivos soltos na rua. Cada vez aumenta o numero de moradores buscando realizar uma tranquila caminhada para se exercitar, ou exercitar seus cachorros (sabemos que isso acalma os animais e diminui muito seu stress por viverem presos).  Mas vejam o relato da moradora Nete sobre sua experiencia ontem a noite:

"Hoje acabei de voltar do passeio que dou com meus cachorros e DE NOVO, levei mordidas, meus cães foram atacados. Tentei me defender e quem estava perto, não FEZ NADA, PRINCIPALMENTE OS DONOS....FICARAM SÓ OLHANDO E AINDA ME XINGARAM....Estava desesperada com a cachorra que coitada não tem culpa, só tentando defender seus filhotes. Culpa é do dono IRRESPONSÁVEL.

CANSEI de so levar os ataques...Vou tomar providências cabiveis e TER O DIREITO DE PODER SAIR nas ruas do conjunto.
Na seringas, principalmente não temos direito de passar, levar os cães, crianças porque todos sofrem ataques dos cães soltos."

Precisamos ter uma posse responsavel com nossos animais, e nao permitir que fatos lamentaveis assim voltem a ocorrer. 

domingo, 7 de abril de 2013

Mapa do Conjunto Acariquara

Ha muitos anos o morador Marcos Pinheiro reuniu informacoes sobre o loteamento do Acariquara, e produziu um mapa que pode nos ajudar a planejar o uso dos espacos comuns, principalmente aqueles dedicados ao lazer e a conservacao. Somos 226 casas.


Conjunto Acariquara tem papel importante na conservacao de sauins de Manaus


O professor Marcelo Gordo, morador de nosso conjunto, teve recente artigo veiculado em jornal de grande circulacao em Manaus. Todos nos temos responsabilidade para contribuir com a conservacao do Sauim de Manaus. Nossos quintais e areas verdes sao abrigo importante para uma diversificada, rica e ameacada fauna da Amazonia.  Vejam que interessante este artigo. Basta clicar no link:
http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus_0_891510875.html